sábado, 10 de abril de 2010

SERMÕES MANIPULADORES

SERMÕES MANIPULADORES

O cristianismo foi, e ainda é um terreno muito fértil para o desenvolvimento de manipuladores. Manipular é tratar as pessoas como “objeto”, é adestrá-las. A igreja atual está sendo atacada veementemente por sermões manipuladores. Estamos vivendo uma época de falta de identidade cristã. O tempo é de blandícia, de contrafação, de sovinice, onde líderes travestidos de cordeiro com mensagens de anjo estão gerando verdadeiros papagaios na igreja: “Repita comigo, eu sou vencedor”, “Olhe para o seu irmão e diga, o gigante será derrotado” é uma espécie de “rosário evangélico”. Os líderes manipuladores ficam o tempo todo nesse rosário, nesse chafurdo, nessa “papagaiada”, nessa lavagem cerebral de cunho motivacional conduzindo as pessoas a desconsiderar a genuína fé em Deus. Os marcos antigos ensinados, pregados e proclamados pelos santos profetas do Antigo Testamento, por Cristo e os apóstolos do Novo Testamento foram desprezados e substituídos pelo “novo sermão”. Nesse “novo sermão” a manipulação é marca registrada. O “novo sermão” é fofo, é confortável, é cama macia, é sem sal e sem luz. Os pastores manipuladores afagam o ego das pessoas, bajulam seus ouvintes com frases do tipo: “Nós somos um povo especial”, “Essa igreja mora no coração de Deus”. O objetivo é levar o ouvinte a aceitar a tudo o que eles pregam. Seus sermões sempre têm um tom humorístico para despertar os sentimentos e as emoções do povo. Bombardeiam seus ouvintes com frases pré-fabricadas, com chavões e slogans para dar a impressão que suas palavras são inquestionáveis. Esses pregadores manipuladores pregam para angariar fama e se comprazem em contestar a singeleza do Evangelho fazendo de seu púlpito destilarias de ficções e fantasias. Eles modificam a verdade para o lado que lhes interessa, torcem o sentido dos textos bíblicos para o sentido que lhes convém. Para os manipuladores o padrão para se avaliar a benção na igreja é o número de freqüentadores, não importa se são salvos ou não, o negócio é ter a “casa cheia”. Todos esses traficantes do mal, travestidos de cristãos, mas falsos profetas são inimigos da cruz de Cristo e amantes de si mesmos. Por onde passam deixam atrás de si rastos melancólicos de trapos humanos, uns desiludidos, outros, impossibilitados até mesmo de vir um dia a levar a sério o verdadeiro Evangelho para a salvação de suas almas.
Em Ezequiel 34:2 lemos: “Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos!”. O profeta dirige-se aos líderes que tinham a responsabilidade de cuidar do povo de Deus. Mas, eles tratavam o rebanho de qualquer maneira e de forma abusiva. O versículo 3 diz: “Comeis a gordura, vesti-vos da lã e degolais o cevado, mas não apascentais as ovelhas”. Para Ezequiel, o interesse daquelas pastores estava nos benefícios materiais que poderiam receber das ovelhas – carne, gordura e lã e não nos benefícios espirituais que poderiam e deveriam repartir no cuidado do rebanho. O interesse daqueles pastores não estava centrado no chamado de Deus e no pastoreio e sim no poder e na manipulação que exerciam sobre as ovelhas. O profeta ainda descreve um quadro melancólico “A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes” (V4). Muitos hoje estão no ministério por interesses financeiros, as ovelhas só lhes interessa pelo que podem conseguir delas, o resto é irrisório. Como ser pastor virou uma profissão, o pastor-manipulador fará de tudo que estiver ao seu alcance para não perder a “boquinha”, ou seja, a sua aposentadoria gorda. Os manipuladores, geralmente, declaram-se “pastor-doutor” com o objetivo de impressionar seus ouvintes e criar uma imunidade parlamentar espiritual dando a entender que tudo que falam se torna verdade absoluta, com a maldição eterna sobre a vida daquele que ousa questioná-los. É necessário nos precavermos em relação aos “doutores do nada”. Os inimigos da fé, tão perigosos e mortíferos como a cobra de Malta.
Lamentavelmente, no mundo atual, o desejo de ser pastor tem significado desejo por status. Pessoas vêem o chamado pastoral como possibilidade de construírem seu próprio império através de mensagens manipuladoras psicologizadas. Mas, ser pastor de verdade é abrir mão de seus planos pessoais para estar na casa de desconhecidos, muitas vezes de difícil acesso em áreas paupérrimas, falando do amor de Deus. Ser pastor de verdade é entender e acolher pessoas magoadas, angustiadas, deprimidas, é estar disposto a abrir mão do seu conforto e ir atrás de uma única ovelha perdida. Ser pastor de verdade é ser desprezível, para que suas ovelhas alcancem nobreza. Ser pastor de verdade é afadigar por amor às ovelhas, sem saber se haverá recompensa. Ser pastor de verdade é ser louco por causa da doutrina, para que outros sejam sábios em Cristo. Ser pastor de verdade é acolher um ministério de lágrimas. Quando Jesus veio a este mundo não assumiu uma posição de realeza, mas assumiu a posição de servo. É urgente pedirmos a Deus que suscite uma nova geração de pastores que possuam genuínos corações de servos. Corações que estejam realmente no servir o povo de Deus e não em serem servidos. Não precisamos de líderes que usam o ministério para impor suas vontades e visão de mundo, mas precisamos de líderes-servos a serviço do povo de Deus. A manipulação é tão perigosa que tem levado muitos a terem a mesma idéia do catolicismo romano: Pastores são mediadores entre Deus e os homens. O papa que se cuide!

Ir. Marcos Pinheiro

8 comentários:

  1. Graça e paz,
    visitei este blog gostei muito, e tornei-me seguidor dele.Quando es se possivel visite www.rinaldoeapalavra.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  2. Irmão Marcos,

    honrado pela sua visita, mas muito mais, pelo texto.

    Que Deus seja louvado.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  3. "estou absolutamente em conformidade com o texto e agradeço a DEUS por existirem pastores que pensem assim como o senhor que pensa e tem a coragem de publicar:

    Pr. Pedro Marques da Igreja Missionária de Planalto Paulista.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto. Concordo plenamente. Infelizmente o cristianismo tornou-se, em boa parte, um jogo de interesses pessoais.
    A paz a todos

    ResponderExcluir
  5. A graça e a paz do senhor Jesus...; Tenha um ótimo domingo!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da mensagem, realmente o propósito do evangelho é o objetivo menos procurado nas igrejas hoje em dia onde existe apenas escambo espiritual. A manipulação é tremenda principalmente quando se usa o evangelho para massagear o ego ou satisfazer os desejos escusos dos fiéis...

    Parabéns Marcos, excelente blog!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog , quando possivel veja no meu blog. A seriedade e sinceridade na pregação. www.pastorcicero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. É UMA BANDEIRA QUE DEFENDO NA MINHA REGIÃO NÃO O PASTOR MANIPULADOR E SE TIVER QUE SAIR BRIGA VOU SAIR, SOU PECADOR SOU MAS ATÉ O DIA QUE ACEITEI JESUS COMO MEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR TENHO CONHECIMENTO DAS MINHAS OBRIGAÇÕES COM DEUS E REPUDIO TODA FORMA DE CONTRADIZER AS PALAVRAS E O ENSINAMENTO CONTIDO NA BÍBLIA O LIVRO SAGRADO CONTENDO AS PALAVRAS DE DEUS, POR MIM CHEGA DE AGIR COMO FRACO A PARTIR DE JESUS SOMOS CRISTÃOS PROTESTANTES ENTÃO É PRA RUA QUE DEVEMOS ESTAR E PASTOR ARREBANHANDO OVELHAS E CUIDANDO.

    Pastor. Marcos Pinheiro que Deus seja sempre contigo achei que nunca acharia uma palavra tão animadora e edificadora. já plocamei no meu coração e na minha vida EU QUERO JESUS CRISTO NESTA CIDADE

    Resido na cidade Santa Luzia MG Brasil nas proximidade de Belo Horizonte

    ResponderExcluir