sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

IGREJAS COM ESTÔMAGOS SALIENTES E QUADRIS DE RINOCERONTE

IGREJAS COM ESTÔMAGOS SALIENTES E QUADRIS DE RINOCERONTES

Alguns têm afirmado que a igreja evangélica brasileira vai muito bem, pois está crescendo. Ela está flutuando sobre o mar do prestígio e do sucesso, dizem alguns pastores. Novas catedrais estão bombando por toda parte deste Brasil. Megas-igrejas são construídas em poucos meses. Líderes estão pulando de alegria e dizendo “estamos no melhor dos tempos”. Entretanto, um exame mais acurado das igrejas evangélicas brasileiras nos leva a pontos assustadores. A igreja evangélica brasileira está empobrecida, subnutrida, estropiada embora tenha estômago saliente e quadris de rinoceronte. As funções essenciais da igreja: o evangelismo bíblico, a instrução na Palavra, a adoração, a comunhão, a oração e o jejum foram à bancarrota. Grande parte da igreja evangélica brasileira encontra-se estropiada, porque está alicerçada nas sucatas que o mundo aprecia: cura interior das memórias negativas, poder do pensamento positivo, terapia de regressão ao passado, terapia gestalt, terapia primal, auto-perdão, auto-aceitação, auto-consideração, auto-estima, sessões de catarse, oração contemplativa, técnica de visualização e incubação, quebra de maldições hereditárias, psicoterapia, inteligência espiritual multifocal, neurolinguística, coreografias, teatros e por aí vai.

Igrejas fortes, consistentes, poderosas no poder que emana do Espírito Santo, são aquelas que oram e jejuam, e a autoridade que vem dos seus púlpitos advém da Bíblia. Somente da Bíblia. A igreja genuinamente bíblica é aquela que está despida dos trapos compostos da vazia filosofia humana e modismos do momento. A igreja verdadeiramente do Senhor Jesus Cristo é aquela que não destrói a cerca entre a verdade e a falsidade, trata Deus de modo relevante e é capaz de inspirar temor santo.

As igrejas com estômagos salientes e quadris de rinocerontes lutam para que gays, lésbicas, travestis, prostitutos e prostitutas possam se sentir confortáveis e tranqüilos com seu pecado e ao mesmo tempo professar uma fé evangélica. Os líderes dessas igrejas não sabem a distinção entra graça e licenciosidade. Para os líderes dessas igrejas tudo é gospel: fornicação gospel, adultério gospel, nudez gospel, balé gospel, propina gospel, cachaça gospel e por aí vai. Eles querem ser relevantes. Querem alcançar os de fora. Querem incluir os marginalizados, mas são tolerantes com o pecado, e a tolerância com o pecado é infidelidade a Deus. Jesus amava e gastava tempo com as prostitutas e homens promíscuos, porém sempre os convocava ao arrependimento não aprovando a sua maneira de viver.

Os ministros das igrejas com estômagos salientes e quadris de rinoceronte hesitam falar de punição eterna. Falar sobre condenação eterna é ser descortês para com os de fora, dizem eles. No entanto, não foi essa a abordagem de Jesus quando ele disse: “Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma, antes, temei aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mt 10:28). Precisamos da doutrina da punição eterna. Por repetidas vezes no Novo Testamento descobrimos que entender a justiça divina é essencial para nossa santificação. Crer no julgamento de Deus de fato nos ajuda a ser mais semelhantes a Jesus. Chamar as pessoas a viverem a vida de Jesus ao mesmo tempo em que se minimiza a morte dele como sacrifício substitutivo que desviou a ira do Pai sobre o homem é uma aberração. Em síntese, precisamos da doutrina da ira de Deus.

Os líderes da igreja estropiada ensinam que “Deus veio à terra, para morrer e para nos ajudar a perceber o grande potencial que existe dentro de nós”. O profeta Isaías fazendo referência aos absorventes menstruais das senhoras de sua época diz “Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo de imundícia” (Is 64:6). Portanto, o nosso grande potencial é trapo de imundícia. Na realidade, os pastores das igrejas estropiadas perderam a noção correta de quem seja o homem. O homem é pecador, caído, perdido. Para os líderes estropiados o evangelho tem a finalidade de libertar as pessoas da baixa auto-estima e é um modo de realização pessoal, ou seja, um modo de receber os desejos do nosso coração. Isso é grave, pois é tentar fazer de Deus um escravo de nossos caprichos. De acordo com as Escrituras o evangelho é simplesmente as boas novas da morte e ressurreição de Jesus Cristo para realizar a redenção do homem. O evangelho lida com o problema do pecado e a necessidade de justificação. Na verdade, as igrejas com estômagos salientes e quadris de rinocerontes têm conduzido muitos a um pseudo-cristianismo, com aparência de espiritualidade, mas sem qualquer substância.

Precisamos passar por momentos de grande emoção e comunhão com Deus. Devemos chorar e nos maravilhar diante de Cristo sem perder a visão de que Ele é pleno, completo e soberano, e que Nele temos uma graça que nunca pode ser interrompida, uma paz que nunca pode ser destruída, um amor que nunca pode ser abatido, uma segurança que nunca pode ser malograda, um consolo que nunca pode ser reduzido, uma revelação que nunca pode ser aniquilada, uma esperança que nunca pode ser desapontada, e uma glória que nunca pode se empalidecida!

Que possamos ser marcados pela graça e pela verdade, por uma teologia forte, por um contentamento sem complacência, por uma disciplina espiritual. Nunca por uma excitação esbaforida. Minha oração é que o Senhor tenha misericórdia e cure os estômagos salientes e os quadris de rinocerontes das igrejas evangélicas brasileiras!

Ir. Marcos Pinheiro

Um comentário:

  1. Muito edificante a mensagem.. Que Deus possa continuar te usando desta formaa!!

    ResponderExcluir