sexta-feira, 7 de abril de 2017

IGREJA, O QUE É?



                                                      IGREJA, O QUE É?


A Bíblia não fala de igreja como uma instituição. Nem como uma rede de templos. Na visão neotestamentária igreja nunca é tijolo, granito e poltronas. Igreja é gente. São pessoas que encontrou a Deus na pessoa de Cristo, foram salvas por Ele e com Ele vivem dentro dos princípios da carta magna espiritual, a Bíblia. Por isso, o maior patrimônio da igreja são as pessoas. O maior investimento na igreja é em gente e não em patrimônio material.

Lamentavelmente, há pastores “João de Barro”. Especialistas em construção. Vivem sonhando em derrubar celeiros e construir outros maiores enquanto o seu rebanho morre de inanição espiritual. Não investem no rebanho. São negligentes em pessoas, em doutrina-las, em aconselhá-las. Para os pastores “João de Barro” a igreja é uma aventura. É uma especulação financeira. Em Efésios 5:25 diz: “Cristo amou a igreja”. Os pastores “João de Barro” são personalistas. Querem uma igreja de clones seus, achando-se bons modelos. São intolerantes e querem impor à membresia a sua visão pessoal e não a bíblica. Não sabem de onde a igreja surgiu.

A igreja surgiu no coração de Deus desde a eternidade e se concretiza no mundo com a missão de Jesus Cristo. Igreja é algo sério. Deve ser encarada e trabalhada com a maior seriedade possível. Cuidar de uma igreja não é ter um emprego, mas estar encaixado dentro do plano original de Deus, com a mais alta responsabilidade. A igreja não é do mundo, como Jesus não é: “Assim como eu não sou do mundo, eles também não são” (Jo 17.16). Mas, ela é enviada ao mundo, como Jesus foi: “Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei” (Jo 17.18).

A igreja não é deste mundo moral. Ela tem outros valores e outra visão. Não pode se alienar. Ela está no mundo para mostrar os valores de Jesus Cristo. A igreja peca quando se aliena. Cada crente é a igreja, portanto, deve ser o melhor no que faz. Deve ser apaixonado pela vida. E deve viver os valores de Jesus onde estiver.

Em termos de expansão a igreja não deve optar por “crescimento numérico”, mas por santidade. O crescimento numérico, no Novo Testamento, nunca foi abordado como interesse primário da igreja. O crescimento vinha como consequência dos crentes serem cheios do Espírito Santo, andarem em santidade e na fé. A igreja deve se reger e se auto-examinar pela Bíblia. Sua ênfase deve ser a Palavra de Deus e nada mais.

O maior inimigo da igreja de Cristo, hoje, é o abandono da visão do que venha ser igreja. É a transformação da igreja em empresa e do pastorado em emprego. É a experiência acima da autoridade bíblica. É a visão secular bem ampla e a visão espiritual bem estreita.

Tenho dito,
Ir. Marcos Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário