sexta-feira, 8 de setembro de 2017

MÚSICA BADERNEIRA NAS IGREJAS



                        MÚSICA BADERNEIRA NAS IGREJAS

No Antigo Testamento Amós é contundente: “Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, por que não ouvirei as melodias das tuas violas” (Amós 5:23). O desleixo do povo e o cinismo dos líderes levaram a uma frieza espiritual sem precedentes em Israel. Essa frieza levou o povo a abandonar o Senhor para imitar as culturas abomináveis e idólatras. O povo esqueceu a Palavra de Deus e perdeu a sensibilidade. Mesmo assim, queria adorar a Deus de acordo com os seus caprichos carnais usando músicas copiadas do paganismo, que o Senhor classificou como “estrépito”.

No hebraico “estrépito” é “hamown” que significa tumulto, barulho, desordem, bagunça, alta intensidade de baderna. Lamentavelmente, hoje, a maioria das igrejas evangélicas trocou a música espiritual que produz contrição, quebrantamento, arrependimento, santidade, reflexão e ordem, pelo o estrépito, a baderna, a dança, o rebolado, os pulos, as gritarias, as palmas, as batucadas, as percussões, os decibéis, as coreografias, as aeróbicas, o “louvor” apimentado.

O ritmo se sobrepõe à letra. A música é tão agitada e tão instrumental que nada comunica. Os instrumentos aparecem mais que a mensagem da letra. Na verdade, sufocam a mensagem. Não se ouve a letra, mas os instrumentos. A letra se perde no ritmo ensurdecedor. A reflexão que o sermão poderia trazer aos ouvintes se perde porque as pessoas estão excitadas devido a barulheira e a bagunça.

Certo pastor disse: “Os incrédulos não virão à igreja se não tivermos algum terreno em comum com eles, esse terreno comum é a música, devemos oferecer-lhes rock, funk, rap, samba, forró, axé no estilo evangélico a fim de ganha-los para Cristo”. Por esse raciocínio, devemos abrir bares para podermos alcançar os beberrões. Devemos produzir material pornográfico para apresentar Cristo ao pornógrafo. Usar drogas para alcançar os viciados para Cristo. Usar linguagem obscena a fim de que os que vituperam se convertam. Roubar para nos identificarmos com os ladrões e abrir motéis para os adúlteros e os prostitutos para conduzi-los a uma experiência com Cristo.

À luz da Palavra de Deus, a música não tem o propósito de trazer os incrédulos para Cristo. Ela é uma forma de adoração a Deus. Na verdade, a música não é destinada para o mundo. Ela deve ser usada pelos servos de Deus para magnificar o Seu santo nome. Deus não prescreveu que a música deve ser usada para ganhar os perdidos; para isso, prescreveu a pregação expositiva de Sua Palavra.
                    
Vincular a adoração a um estilo de rock, funk, rap, samba, forró, axé é vitupério. Deus sempre exigiu santidade de seus adoradores e esse padrão não foi reduzido. Da mesma forma como era uma abominação oferecer ao Senhor em sacrifício um cordeiro doente ou defeituoso, assim também, é uma abominação oferecer-lhe uma música carnal, mundana, sexual e demoníaca como oferta de louvor. O Senhor Jesus nunca entrou em um covil da iniquidade nem copiou os modos dos ímpios.

Ir. Marcos Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário